Pular para o conteúdo

Primeira Dama do Tráfico no Amazonas é recebida no Ministério da Justiça em Brasília

Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico Amazonense”, por ser esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV), preso em dezembro de 2022, esteve em audiências com dois secretários e dois diretores da pasta do Ministério da Justiça, comandada por Flávio Dino.

Luciene foi condenada por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa e responde em liberdade. Já seu marido Tio Patinhas cumpre sentença de 31 anos de prisão.

As reuniões de Luciane no Ministério da Justiça foram com os secretários de Políticas Penais, Rafael Velasco; de Assuntos Legislativos, Elias Vaz; e com a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio.

Com a divulgação da notícia, o nome da facção criminosa e o termo “Ministério da Justiça” chegaram aos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter). A agenda recebeu o repúdio de políticos da oposição ao presidente Lula (PT).

E o Ministério da Justiça emitiu uma nota informando sobre a presença da “Dama no Tráfico Amazonense”.

No dia 16 de março, a Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) atendeu solicitação de agenda da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim), com a presença de várias advogadas.

A cidadã mencionada no pedido de nota não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados. A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes.

Ministério da Justiça admite que a “cidadã”, como se referem a Luciene, foi recebida por secretários do ministro Flávio Dino, mas afirma que ela integrou uma comitiva e era “impossível” o setor de inteligência detectar previamente a presença dela. Leia a nota na íntegra ao fim da matéria. Agendas públicas de autoridades costumam trazer informações sobre os demais participantes das reuniões, e não apenas da pessoa que pediu a agenda. A falta de controle pode inclusive representar um risco para os servidores.

O ministro da Justiça Flávio Dino afirmou nesta segunda-feira (13) que nunca recebeu líderes de facção em seu gabinete no Ministério da Justiça.

“Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho. De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que NÃO SE REALIZOU em meu gabinete. Sobre a audiência, em outro local, sem o meu conhecimento ou presença, vejam a história verdadeira no Twitter do Elias Vaz (secretário do ministério). Lendo lá, verificarão que não é o que estão dizendo por conta de vil politicagem”, afirmou.