Pular para o conteúdo

Sargento Salazar, candidato a deputado posta foto com criança segurando uma arma

O candidato a deputado Alexandre da Silva Salazar, conhecido nas redes sociais e em Manaus como ‘Sargento Salazar’ (PMN), em busca de curtidas recentemente postou um storie ao lado de uma criança, segurando uma pistola.

Na foto do candidato ao lado da criança, teve a música tema do filme ‘Tropa de Elite’ como pano de fundo e a legenda; “Ataque soviético. Daquele jeitão. Tropa de Elite osso duro de roer”, dizia na legenda.

Um internauta chegou a questionar a postura do sargento em mostrar o menino com uma arma em sua mão, “Rapaz e vc pode segurar uma arma?”, questionou o seguidor.

Sargento Salazar é mais um ‘policial blogueiro’ que ganhou notoriedade nas redes sociais ao gravar abordagens e operações policiais em comunidades da capital amazonense. Com um número muito bom de seguidores, Salazar tenta emplacar seu nome na política amazonense pela segunda vez, na eleição de 2020, tentou sem sucesso a cadeira de vereador em Manaus.

O que diz o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe claramente no artigo 242: ‘vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo: Pena – detenção de seis meses a dois anos, e multa’.

Mesmo que a arma seja de ‘brinquedo’, a lei proíbe esse tipo de exposição e incentivo ao uso de armas e a violência.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pune com multa e detenção de 1 a 3 anos, a apologia a armas de fogo nas redes sociais – nesse caso, certamente haveria o agravante de se tratar de um menor de idade.