Pular para o conteúdo

STF apura indícios de envios de dados falsos sobre a situação dos Ianomâmis

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quinta-feira (26), que foram encontrados indícios de informações falsas enviadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre a real situação da população indígena Ianomâmi.

Segundo informações repassadas por membros da Corte, também está sendo apurado se houve descumprimento de determinação judicial para assistência às comunidades Ianomâmis que sofrem com o garimpo ilegal em suas terras.

Há indícios de que o governo anterior tenha descumprido a ordem do Supremo que determinou o envio de alimentos, medicamentos, combustíveis e uso de força policial para afastar garimpos e madeireiras ilegais e para proteger os indígenas. Desde 2020 o STF acompanha a situação das comunidades isoladas e, durante a gestão de Bolsonaro, dois processos foram abertos para garantir a saúde e integridade dos ianomâmis.

Um dos processos envolvia a assistência às comunidades para o enfrentamento da covid-19. O outro se tratava de um plano de expulsão de garimpeiros e madeireiros de sete terras indígenas, entre elas, a Terra Indígena Ianomâmi, em Roraima. Entretanto, de acordo com o STF, as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro não seguiram o planejamento aprovado pela Corte e “ocorreram com deficiências”.