Pular para o conteúdo

Superintendente denuncia lixão à céu aberto em Autazes

  • por

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, o geógrafo Joel Araújo, denunciou nesta terça-feira (6) em suas redes sociais, a falta de gestão de resíduos sólidos no município de Autazes no interior do Amazonas.

Em suas postagens, o geógrafo denunciou o lixão à céu aberto que se formou no município, devido a falta de uma gestão no descarte de resíduos sólidos no município de Autazes, que sofre com a presença de animais vetores de doenças, a contaminação do lençol freático pelo chorume, e a presença de catadores que se expõem ao risco de serem contaminados através de Resíduos hospitalares possivelmente descartados no local.

“Sem políticas de gestão para os resíduos, Autazes sofre com a presença de animais vetores de doenças, a contaminação do lençol freático pelo chorume, e a presença de catadores que se expõem ao risco de serem contaminados através de resíduos hospitalares possivelmente descartados no local”, disse.

Os resíduos descartados irregularmente como pilhas, liquidificadores e colchões, mas ressalta que as sacolas plásticas se fazem notar na imagens que recebeu de moradores de Autazes.

O superintendente reforçou que os moradores teriam suas propriedades desvalorizadas, o que os causa prejuízos econômicos.

“O superintendente ainda reforçou que os moradores que vivem próximo ao lixão têm dificuldades para a produção local, além de terem as propriedades desvalorizadas”, completou.

O prefeito Andreson Adriano Oliveira Cavalcante, não apresentou um plano de ação para a criação de um local adequado para a criação de um aterro sanitário, e deve ser questionado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), e deve responder pela falta de gestão no descarte de resíduos sólidos.