Pular para o conteúdo

TRE-AM penhora bens do Partido Republicanos por não pagamento de multas das eleições de 2018

O Partido Republicanos teve seus bens penhorados como mostra o Diário Oficial Eleitoral nesta terça-feira (28), a pedido do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), por não pagar as multas eleitorais de 2018.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), ordenou a penhora dos bens do Partido Republicanos até que o partido quite suas dívidas com a justiça eleitoral.

Entre os membros do partido mais conhecidos e ilustre está o deputado federal Silas Câmara, que deve assumir a dívida pelo Republicanos ao qual administra como sendo seu.

Silas Câmara enfrenta um processo cassação a pedido do MPE

A Procuradoria Regional Eleitoral por meio da procuradora Catarina Sales Mendes de Carvalho, pediu ao Ministério Público Eleitoral (MPE), a cassação do mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), por suspeita de uso indevido de verbas do fundo eleitoral para o fretamento de aeronaves durante as eleições de 2022.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM) Marcelo Pires Soares, reprovou as contas eleitorais de 2022 do deputado Silas Câmara e determinou que o parlamentar devolvesse R$ 319 mil aos cofre públicos por falta de comprovação de gastos no fretamento de aeronaves nas eleições em 2022, além do transporte de pessoas não relacionadas à disputa eleitoral.

Para o Ministério Público Eleitoral, a desaprovação das contas eleitorais indica não apenas a possibilidade de captação ou gastos ilícitos, mas também uma reprovação ético-jurídica, o que indica que a campanha foi conduzida fora dos padrões legais.

Com isso, a procuradora Catarina Sales Mendes de Carvalho, pede a cassação do mandato do deputado federal do Amazonas Silas Câmara.