O prefeito Matulinho Xavier Braz (UB), de 23 anos, pode perder seu mandato em Caapiranga no interior do Amazonas, por conta de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), por crime de Abuso de Poder Econômico e Abuso de Poder Político, protocolado na 006ª Zona Eleitoral de Manacapuru.
Matulinho Braz é sobrinho do ex-prefeito de Caapiranga Tico Braz, e por conta disso, o tio do atual prefeito utilizou a estrutura da gestão municipal para alavancar a candidatura do sobrinho, com ações de distribuições de cestas básicas e até intimidação à adversários.
Apoiadores do ex-candidato Francimar Ramalho (MDB), afirmam que pessoas ligadas ao ex e ao atual prefeito de Caapiranga, utilizaram homens armados para agredirem de forma física e verbal apoiadores do adversário de Matulinho, durante campanha no município.
Um segurança do ex-prefeito Tico Braz, aparece em um vídeo empunhando uma arma de fogo e atirando para alto, durante o comício de Francimar Ramalho, que ocasionou pessoas feridas, desmaios e muita confusão.

O prefeito Matulinho Braz tem o prazo de cinco dias para apresentar sua defesa das acusações ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), para não perder seu cargo de prefeito em Caapiranga.