Pular para o conteúdo

Três vereadores podem perder seu mandado por fraude eleitoral até o final do ano

A mesma denúncia de fraude eleitoral que cassou o mandato do vereador Antônio Peixoto, pode fazer mais três vítimas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de acordo com o advogado Iuri Albuquerque, responsável por parte dos processos contra os vereadores.

Ivo Neto, Joelson Silva e Dione Carvalho podem perder seus mandatos por fraude eleitoral, já que seu partido o Patriota, teria utilizado candidaturas fantasmas para atingir a cota de gênero como manda a legislação eleitoral.

Segundo Iuri Albuquerque, o recurso contra o Partido Patriota está pronto para ser julgado, mas por três vezes foi retirado de pauta pelo relator do processo, o juiz Fabrício Frota Marques.

“Se conhecida e julgada procedente cai três vereadores. Toda a votação do Patriota é anulada se a fraude à cota for reconhecida aí a Justiça Eleitoral faz uma nova retotalização sem os votos do Patriota e elege novas pessoas”, disse o advogado.

Caso o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), aceite a denúncia contra o Patriotas, Dione, Ivo e Joelson perderão os mandatos pelo mesmo motivo do ex-vereador Peixoto, dando lugar para os suplentes no cargo, Delegado João Tayah (PT); Professor Ali Assi (PSB) e Coronel Rosses (PRTB).

Antônio Peixoto foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), que julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que tratava sobre fraude à cota de gênero da legenda partidária pela qual ele foi eleito, tendo seus votos anulados e feita uma recontagem, sendo reconduzido para o cargo ao agora vereador Isaac Tayah.