Pular para o conteúdo

Vereador Amom Mandel é acusado de coagir servidoras da CMM

Nos últimos dias para encerrar os trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador e deputado federal eleito Amom Mandel (Cidadania), foi acusado de coagir e assediar moralmente duas servidoras da CMM, durante a sessão plenária desta quinta-feira (15).

Segundo relatos das servidoras Karen Tiúba, Chefe da Divisão de Apoio ao Plenário e Kelly Holanda, diretora do departamento de Tecnologia da Informação (TI), Amom teria ofendido as duas por telefone, ao cobrar a inclusão de matérias de sua autoria no sistema da casa legislativa.

A denúncia em plenário partiu do vereador Eduardo Alfaia (PMN) que contou que uma das servidoras não conseguia falar, por chorar copiosamente após os ataques de Amom a elas, que considerou como misógino e machista.

“Pasmem os senhores, a servidora Karen, ela não conseguia falar uma única frase completa, porque ela era tomada por um choro, como está ali extremamente emocionada. Ela recebeu a ligação de um dos colegas vereadores e ela foi agredida. ‘Tu sabes que amanhã terminam as reuniões em plenário e se tu não recebeu os meus requerimentos, tu vai se ver comigo’. Eu quero repudiar esses ataques, eu quero lamentar esses ataques. As servidoras foram vítimas de uma agressão, de uma postura machista por parte do vereador Amom Mandel”, disse Alfaia.

Outros vereadores como Profª Jacqueline (UB), Glória Carratte (PL), Dione Carvalho (Patriota), Raulzinho (PSDB), Prof. Samuel (PL), Sassá (PT), Fransuá (PV), Kennedy Marques (PMN), Jander Lobato (PSB), Rodrigo Guedes (Republicanos) e Wallace Oliveira repudiaram o episódio e prestaram apoio as servidoras.

De acordo com a servidora Karen Tiúba, que prestou depoimento em plenário, esta não é a primeira vez que é coagida pelo vereador Amom Mandel, e que se sentiu perseguida. Amom teria acusado a servidora de estar prejudicando ele.

“Você não vai receber meus requerimentos não? Você sabe que amanhã é o último dia de Plenário e se você não receber meus requerimentos, você vai se ver comigo. Vou fazer um escândalo envolvendo seu nome aqui, porque você está me prejudicando”, relatou a servidora.

Após isso, ameaçou as servidoras, segundo elas.

“Vou fazer com que você nunca mais trabalhe na Câmara Municipal de Manaus” e “Se você tiver fazendo coisa errada aí tem seu nome”, são algumas das falas do vereador direcionadas a servidora Kelly Holanda.

Karen Tiúba registrou um Boletim de Ocorrência por ameaça contra o parlamentar. O Dia a Dia Notícia teve acesso ao documento, onde a servidora relata em sua denúncia que estava auxiliando a Mesa Diretora na votação dos projetos, quando recebeu uma ligação de Amom.

As mulheres registraram um Boletim de Ocorrência contra o vereador Amom Mandel.

Amom tentou se justificar afirmando não fazer discriminação de gênero, cor, raça ou sexualidade, mas finalizou pedindo desculpas as servidoras

“Independentemente de ter ou não culpa, eu me refiro as servidoras e me retrato. Se acharam que, por algum motivo, eu fui ameaçador ou desrespeitoso, peço desculpas”, disse Amom.

Acompanhe a sessão completa: