Pular para o conteúdo

Wallace do vôlei faz enquete sobre tiro em Lula, mas pede desculpas após repercussão negativa

O jogador de vôlei Wallace, atleta do clube Sada Cruzeiro de Minas Ggerais, usou as redes sociais para estimular a violência contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Wallace é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou uma enquete em seu Instagram perguntando se “alguém daria um tiro de 12 na cara do Lula”.

Em uma sequência de stories em seu Instagram, o atleta postou uma foto com uma arma na noite desta segunda-feira (30) e, em seguida, replicou o questionamento de um seguidor, sobre “dar um tiro na cara de Lula”.

A publicação gerou críticas a Wallace nas redes sociais que o oposto então, decidiu apagá-la da sua conta.

Nesta terça-feira (31), a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) emitiu nota repudiando “qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos”, entendendo que “o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”.

O Sada Cruzeiro se pronunciou sobre a publicação em tom ameaçador do oposto Wallace em relação ao presidente Lula (PT), por meio da assessoria de comunicação do time de vôlei, onde pediu desculpas e disse que reforçará com “todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais”.

O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações.

As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca.  Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais.

Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos.

Logo em seguida em uma nova nota, o Cruzeiro suspendeu Wallace por tempo indeterminado.

A Diretoria da Associação Esportiva e Social SADA repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência e esclarece que NÃO COMPACTUA DE MANEIRA ALGUMA com as recentes publicações do atleta Wallace de Souza em suas redes sociais. Dentro do que cabe ao patrocinador master do Sada Cruzeiro, foi definido o AFASTAMENTO IMEDIATO do atleta por TEMPO INDETERMINADO, e exigidos a plena retratação e pedido público de desculpas. Permanecemos atentos aos desdobramentos legais deste lamentável episódio e novas medidas serão estudadas”.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou em uma rede social nesta terça-feira (31) que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para tomar providências sobre uma postagem do jogador de vôlei Wallace Leandro, atleta do Cruzeiro e ex-seleção.

“Esta postagem foi feita pelo jogador de vôlei do Cruzeiro, e ex-atleta da seleção brasileira, Wallace Leandro em seu Instagram. Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, escreveu Pimenta.

Pedido de desculpas

Depois da repercussão de sua postagem nas redes sociais incitando que alguém desse um tiro no presidente Lula, o jogador de vôlei Wallace usou a mesma conta para fazer um pedido de desculpas.

O atleta do Cruzeiro se referiu a postagem como um erro e disse não ser favorável à violência.

“Estou aqui para falar dos stories de ontem junto com a enquete. Acabou gerando uma repercussão social muito ruim. Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria a violência contra qualquer pessoa, principalmente contra o nosso presidente. Estou aqui para pedir desculpas, foi um post infeliz, eu errei. Quando você erra não tem jeito, tem que assumir seu erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar à violência ou ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que quero passar pra ninguém. Um abraço”, afirmou o ex-jogador da seleção brasileira em um vídeo divulgado em sua própria conta.