Pular para o conteúdo

Yara Lins é a nova presidente do Tribunal de Contas do Amazonas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), escolheram na manhã desta terça-feira (3), a nova presidente do órgão regulatório de contas do Estado, a conselheira Yara Lins dos Santos.

Por cinco votos a favor, contra dois votos em branco, a conselheira Yara Lins assume a cadeira de presidente do Tribunal de Contas do Amazonas pela segunda vez. Em 2017, Yara foi eleita a primeira mulher a comandar o Tribunal de Contas no Amazonas.

O conselheiro Fabian Barbosa, foi eleito o vice-presidente e o conselheiro Josué Neto foi eleito como corregedor feral com cinco votos. O conselheiro Mário Melo foi eleito ouvidor do tribunal com sete votos e o conselheiro Júlio Pinheiro que obteve quatro votos, vai assumir a coordenação da Escola de Contas.

Neste pleito, o conselheiro Mario de Mello se uniu aos conselheiros Josué Neto, Luis Fabian, Júlio Pinheiro e Yara Lins dos Santos na disputa pelo cargo.

“As eleições far-se-ão em escrutínios secretos, na forma definida no § 3.º deste artigo, na primeira terça-feira da primeira semana do mês de outubro do segundo ano civil dos mandatos, exigidas as presenças de pelo menos quatro Conselheiros titulares, inclusive o que presidir o ato”, consta na Lei Complementar.

Conheça a presidente Yara Lins

Yara Lins é funcionária pública de carreira e presta serviços ao Tribunal há mais de 40 anos, quando foi aprovada através de concurso público.

Em 2017, Yara Lins foi eleita a primeira mulher presidente do TCE-AM, que em mais de 60 anos só tinha sido comandado por homens. O cargo é disputado pelos conselheiros Mário de Mello, Josué Neto, Luís Fabian e Júlio Pinheiro.

A entrada de Yara Lins no comando do TCE-AM mostrou a força do poder feminino e, caso seja eleita novamente, demonstra que a mulher pode exercer cargos de liderança, quebrando paradigmas impostos pela sociedade.

Pelos mais de 40 anos de serviços prestados, a conselheira recebeu homenagens em Casas Legislativas do Amazonas.

Em 2019, a então presidente do TCE-AM recebeu Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) a uma personalidade.

A conselheira também foi honrada com a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual, a Medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, pelos serviços prestados à sociedade amazonense.

A gestão de Yara Lins no TCE-AM foi destacada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o Certificado de Garantia de Qualidade da Corte de Contas do Amazonas. O certificado atestou que o TCE-AM atuou conforme os padrões estabelecidos pela Atricon em quase 500 itens.