Policiais presos na Unidade Prisional da Polícia Militar do Amazonas (UPPM/AM), realizaram um motim que resultou em quatro policiais feitos de refém na noite desta terça-feira (01º/09), até o início da madrugada desta quarta-feira (02/09), na unidade localizada no quilômetro 8 da BR-174, na zona Rural da capital.
De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a rebelião teve início após a mudança da data de visitas ser alterada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que passou de domingo para toda sexta-feira, e a perda de várias regalias que os detentos tinham.
O policiais presos danificaram as suas celas, destruíram câmeras de segurança e fizeram quatro pessoas de refém durante a rebelião.
Ainda de acordo com a SSP-AM e a PMAM, aproximadamente 120 policiais de unidades especializadas foram mobilizados para atender à ocorrência.
Participaram da operação equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Canil, Cavalaria, Grupo Marte, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e do 1º Batalhão de Choque.
A ocorrência foi acompanhada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
A Polícia Militar informou que irá instaurar procedimentos para investigar as circunstâncias da ocorrência e verificar a eventual prática de crimes envolvendo os policiais militares custodiados na unidade.
As informações levantadas durante a apuração também serão encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e à Justiça Militar.
Em nota oficial, a SSP-AM e a PMAM informaram que a Polícia Militar instaurará procedimentos apuratórios para investigar o caso e os possíveis crimes praticados pelos detentos. O caso também será formalmente encaminhado ao MP-AM e à Justiça Militar.
UPPM
A UPPM foi criada exclusivamente para custodiar agentes da corporação presos e funciona no prédio da antiga Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), ao lado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
O motim ocorreu cerca de quatro meses após a transferência de 71 policiais militares para o local, realizada em 12 de maio. A mudança envolveu mais de 100 agentes sob coordenação do MP-AM, da PMAM e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Na ocasião, familiares dos presos se reuniram em frente à unidade do antigo Núcleo Prisional da Polícia Militar do Amazonas, no bairro Monte das Oliveiras, se posicionando contrários à mudança, justificando que existem riscos para os custodiados caso fossem para a nova Unidade Prisional da Polícia Militar (UPPM/AM), na BR-174.
A criação da nova estrutura ocorreu após uma fuga de 23 detentos do antigo Núcleo Prisional da PM, na zona norte de Manaus, registrada em fevereiro. Na ocasião, a ausência foi notada em uma vistoria de rotina; parte dos fugitivos retornou espontaneamente e a situação foi regularizada no dia seguinte. O episódio gerou investigações que resultaram na prisão de policiais suspeitos de facilitação e na prisão e posterior exclusão do antigo responsável pelo núcleo, o ex-major Galeno Edmilson de Souza Jales.
Nota da SSP-AM e PMAM
A Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informam que na tarde de terça-feira (01/09), foi registrado um tumulto no Núcleo Prisional da Polícia Militar, localizado na BR-174. Durante a ocorrência, quatro policiais militares que atuavam na guarda da unidade foram mantidos sob poder dos internos.
Por volta da 1h30 da manhã desta quarta-feira (02/09) o 1º Batalhão de Choque ingressou na unidade, restabelecendo a normalidade no local. Ninguém ficou ferido e procedimentos apuratórios serão abertos pela Polícia Militar para investigar as circunstâncias da ocorrência e eventuais crimes cometidos pelos policiais custodiados. As informações também serão encaminhadas ao Ministério Público do Estado (MP-AM) e à Justiça Militar.
Todo o comando especializado da PMAM, com cerca de 120 homens do BOPE, Canil, Cavalaria, Grupo Marte, Rocam e 1º Batalhão de Choque atuou na ocorrência, que foi acompanhada pela Defensoria Pública do Estado.







