[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]

Tecnologia

Facebook diz ter sofrido ataque que atingiu 50 milhões de usuários

Hackers aproveitaram uma falha de segurança do sistema por meio da função view as, o que permite roubar o código de acesso

Facebook diz ter sofrido ataque que atingiu 50 milhões de usuários
Foto: Divulgação
Segundo a empresa, hackers aproveitaram uma falha de segurança do sistema por meio da função “view as”, o que permite roubar o código de acesso (tokens) dos usuários e, depois, tomar as contas impactadas. A “View as” permite ver como o perfil do próprio usuário aparece para as outras pessoas.

Os tokens funcionam como uma chave digital que permite aos usuários se manterem conectados ao Facebook, sem necessidade de reinserir a senha de acesso toda vez que querem entrar na rede social.

“Como acabamos de iniciar nossa investigação, ainda precisamos definir se essas contas foram utilizadas indevidamente ou tiveram outras informações acessadas”, disse o Facebook em nota, afirmando que já informou as autoridades competentes.

A função “View as” foi temporariamente desativada, enquanto a companhia revisa as condições de segurança do sistema. Além disso, as quase 50 milhões de contas que foram afetadas e, por precaução, outras 40 milhões — que usaram a função ao menos uma vez nos últimos 12 meses — tiveram os tokens reiniciados. Esses usuários precisarão refazer a conexão e receberão um aviso do ocorrido no topo de seu mural, diz a nota assinada Guy Rosen, vice-presidente de gestão de produto do Facebook.

Não há necessidade de refazer a senha de acesso ao Facebook, garante o executivo.

Vazamentos de dados de usuários, violações de segurança e disseminação de desinformação vêm forçando o Facebook a encarar audiências na Côrte e também forte crítica dos usuários. O incidente desta semana aumenta a preocupação de que o Facebook esteja coletando muita informação pessoal sem cuidando dela adequadamente. Os dados são a força vital de seus negócios de publicidade. Assim, qualquer limite nas atividades que resultem desses erros poderia prejudicar o poder de receita da empresa.

No início deste ano, o Facebook ganhou as manchetes quando os dados das contas de 87 milhões de usuários foram acessados indevidamente pela consultoria política Cambridge Analytica.

Em 2013, uma falha em um software do Facebook expôs os números de telefone e endereços de e-mail de seis milhões de usuários a pessoas não autorizadas. Antes disso, em 2008, um problema técnico abriu datas de nascimento confidenciais do perfil de 80 milhões de contas.

Com informações de jornal O Globo

Notícias Relacionadas

[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]