Retomada de obras em Tabatinga e pagamentos a cooperativas estiveram entre os temas discutidos
O deputado estadual Wilker Barreto (PSD) se reuniu, nesta quarta-feira (10), com o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Luís Alberto Saraiva, para apresentar demandas e buscar soluções para problemas enfrentados pela rede pública de saúde em municípios do interior do estado.
“Primeiramente, o que ocorreu aqui foi a retomada do diálogo. A situação da UPA de Tabatinga é um problema que se arrasta há muito tempo e já foi debatido diversas vezes na Assembleia. Hoje, saímos da reunião com uma sinalização positiva da gestão, que reconhece o problema e apresenta prazo para a retomada das obras e a solução dessa demanda”, destacou Wilker Barreto.
O encontro contou com a participação do prefeito de Tabatinga, Plínio Cruz, que apresentou as principais necessidades do município na área.
Retomada de obras
Entre os temas discutidos esteve a reforma da antiga UPA de Tabatinga, atual Unidade Hospitalar, que está com as obras paralisadas. Durante a reunião, Luís Alberto Saraiva informou que os trabalhos serão retomados ainda nesta semana e que entre 80% e 90% da obra deverá estar concluída até o dia 4 de julho.
“A partir de amanhã, vamos retomar as obras da Unidade Hospitalar de Tabatinga. Acabamos de realizar uma reunião por telefone com o empreiteiro e pedi máxima celeridade na execução dos serviços, sem abrir mão da qualidade, que é uma das prioridades da nossa gestão. O nosso objetivo é melhorar o atendimento à população de Tabatinga e salvar vidas”, destacou Luís Alberto Saraiva, secretário de Estado de Saúde.
Também foram abordadas as obras do Hemonúcleo de Tabatinga, paradas desde 2022, além do processo de implantação de uma policlínica para o município.
Cooperativas médicas
Outro tema discutido foi o atraso nos pagamentos das cooperativas médicas que prestam serviços à rede estadual. Durante a reunião, o prefeito de Tabatinga, Plínio Cruz, pediu prioridade para a regularização dos repasses.
“Sabemos que o secretário está chegando agora e ainda está tomando conhecimento da situação da saúde no estado, mas pedimos atenção especial para que o pagamento dos profissionais que atuam nas unidades de saúde seja regularizado o mais breve possível”, destacou o prefeito de Tabatinga, Plínio Cruz.
Após intermediação de Wilker Barreto, o secretário de Saúde recebeu representantes das cooperativas médicas de todo o estado e se comprometeu a adotar medidas para regularizar os pagamentos em atraso, além de manter diálogo com as instituições para tratar das pendências financeiras.
“Hoje já estamos com a lista das empresas com pagamentos pendentes e solicitei ao secretário do Fundo Estadual de Saúde que trate essa questão como prioridade. Amanhã já teremos uma programação definida e vamos avançar na regularização desses pagamentos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva.
Ao final da reunião, Wilker Barreto destacou os encaminhamentos definidos durante o encontro e afirmou que seguirá acompanhando o cumprimento dos prazos e compromissos assumidos pela Secretaria de Estado de Saúde para atender as demandas dos municípios do interior do Amazonas.







