Pular para o conteúdo

Ibama multa fazendeiro e tenta tirar sua ‘capivara de estimação’ no AM

O fazendeiro Agenor Tupinambá, que ficou conhecido por gravar vídeos com uma capivara de estimação batizada de Filó, no município de Autazes distante à 111 quilômetros de Manaus, foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na manhã desta terça-feira (18).

O influenciador fez uma live para dizer que o Ibama lhe deu seis dias para entregar sua capivara ‘Filó’, além de apagar todas as fotos e vídeos em que ele aparece com ela em suas redes sociais.

“Eu queria agradecer o apoio de vocês, eu tenho seis dias para entregar a Filó para eles, também fui notificado para excluir todos os vídeos da Filó das minhas redes sociais, foram várias multas, somando tudo da mais de R$ 17 mil”, disse Agenor chorando muito.

Agenor foi multado pelo Ibama por “praticar ato de abuso contra animal silvestre” e por “explorar imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso”, e também multou o fazendeiro por “utilização de fauna silvestre e exposição em redes sociais”, em razão de vídeos gravados com uma preguiça-real e uma paca.

A deputada estadual Joana Darc se pronunciou em suas redes sociais sobre o caso de Agenor, dizendo-se “revoltada com gente de fora do estado, que não entende que ela (à capivara), não está fora de seu habitat natural”, e que ia buscar informações sobre o caso no Ibama.

“Simplesmente foi feito uma denúncia ao Ibama, uma denúncia de fora do nosso estado, e ele está sendo autuado, está passando constrangimento, como se ele tivesse sendo um criminoso, infringindo alguma lei, por conta dos vídeos que ele faz com a capivara, que é lá na fazenda, que é o habitat natural dela”, afirmou Joana Darc, em vídeo publicado nas redes sociais.