Pular para o conteúdo

Operação ‘Covil de Hienas’ desarticula organização criminosa e recupera veículos roubados e clonados

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), sob o comando da delegada-geral Emília Ferraz e a coordenação do delegado Cícero Túlio, titular da especializada, deflagrou, ao longo desta quarta-feira (8), a operação “Covil de Hienas”, que resultou na desarticulação de uma organização criminosa responsável por encomendar o roubo e a clonagem de veículos para serem vendidos em sites de compra e venda pela internet. Os policiais recuperaram ainda mais de 10 veículos que foram roubados e clonados em Manaus, avaliados em R$ 250 mil.

O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (9), às 14h30, no prédio da especializada, no Conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona oeste de Manaus. Na ocasião, a delegada-geral da instituição, Emília Ferraz, destacou o êxito de mais uma ação deflagrada ao longo desta semana.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar as equipes e dizer que hoje foi um dia muito proveitoso para a Polícia Civil. Tivemos três operações que deram resultados proveitosos. E ressalto que os trabalhos continuam”, afirmou ela.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, durante as investigações, as equipes da DERFV conseguiram identificar Aridelson de Oliveira Sobreira, de 25 anos, conhecido como “Ari”, e Victor Gabriel Moura França, 22, como integrantes do esquema criminoso. Segundo Túlio, eles eram responsáveis por encomendar os veículos para Yago Barbosa Braga, 28, chamado de “Berg”, que possuía a função de determinar os roubos dos carros.

“Após o crime, os carros eram levados para uma oficina de Aquilis Alves Lira, 36, onde eram clonados, com a ajuda de Junior Morais de Oliveira Filho, 25, que também conseguia gerar os documentos falsos dos automóveis. Sendo assim, começamos a monitorar a organização criminosa há cerca de duas semanas, após uma vítima comparecer à DERFV, onde informou que havia comprado um veículo modelo Fiat Toro, sem saber que era clonado e roubado. A vítima chegou a pagar o valor de R$ 65 mil para Aridelson e Victor Gabriel”, detalhou Cícero Túlio.

Apreensões

Durante a ação, os policiais da DERFV apreenderam seis automóveis roubados e clonados, sendo dois modelos Onix, um Gol, um Voyage, outro Kia Cerato, além de um Chevrolet Vectra; seis motocicletas roubadas e adulteradas; e diversos pinos de remarcação e placas de veículos que já haviam sido roubados e clonados pelo grupo criminoso anteriormente.

Prisões

Ao longo das diligências realizadas nesta quarta, todos os integrantes da organização criminosa foram localizados e presos nas áreas da Comunidade Riacho Doce, do bairro Cidade Nova e do bairro Coroado, nas zonas Norte e Leste da capital.

Cícero Túlio relatou que Aquilis já foi preso outras seis vezes pelos mesmos crimes. Já Júnior possui passagens pela polícia por tráfico de drogas e roubo majorado. E “Berg”, responde na Justiça por crimes de trânsito.

Procedimentos

Aquilis, Aridelson, Júnior, Victor Gabriel e Yago serão indiciados por organização criminosa, receptação qualificada, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Após os procedimentos cabíveis na DERFV, eles serão levados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde deverão passar por audiência de custódia via videoconferência.