Operação Puranga Conquista fiscaliza suspensão de pesca na região do Rio Cuieiras, na zona rural da capital

166

Ao longo do último fim de semana, agentes da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) e da Delegacia Fluvial (Deflu), em ação conjunta com as equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), deflagraram a operação ‘Puranga Conquista’, com o intuito de orientar e fiscalizar o cumprimento da proibição de pesca no Rio Cuieiras, situado na zona rural da capital.

De acordo com a delegada Carla Biaggi, titular da Dema, os moradores de comunidades situadas naquela região, foram alertados a respeito da restrição da pesca comercial e esportivas de peixes no Rio Cuieiras. A captura de espécies aquáticas daquela região foi suspensa pelo Governo do Estado desde o mês de agosto, buscando viabilizar o crescimento adequado das variedades de peixes, em especial o tucunaré.

“Essa ação procurou apurar se essa proibição, que valerá até dezembro de 2021, está sendo respeitada pelos pescadores. Além disso, também realizamos um trabalho de orientação para que os moradores das comunidades situadas nas margens do Rio Cueiras obedeçam essa norma”, informou a delegada Carla Biaggi.

Prisão por estupro de vulnerável

Durante a realização da operação, na última sexta-feira, por volta das 16h, as equipes da Dema prenderam, em flagrante, um idoso de 74 anos, por abusar sexualmente de uma menina de 9 anos. A ação policial ocorreu na Comunidade São Sebastião, zona rural de Manaus.

Conforme Carla, a vítima e o infrator foram encaminhados para a sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde foram requisitados o exame de corpo de delito e atendimento psicossocial à criança. Já o idoso, foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e após os procedimentos cabíveis naquela Especializada, ele deverá ser conduzido para a audiência de custódia.

Salvamento de criança

Ainda no decorrer da operação, por volta das 16h de domingo (6), agentes da Dema resgataram uma criança de 5 anos que estava se afogando nas proximidades da Marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, segundo informou a autoridade policial.