Pular para o conteúdo

Arthur Neto critica a forma como prefeituráveis utilizam o hospital de campanha de forma eleitoreira

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), postou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (27), em que lamenta a forma com que candidatos à prefeitura de Manaus apropriaram-se do combate à pandemia do Coronavírus para agora venderem suas propagandas eleitorais difamando, ou minimizando as ações da prefeitura, essenciais para o enfrentamento da pandemia.

Arthur estava se referindo ao candidato Ricardo Nicolau (PSD) e a empresa da família Nicolau, grupo Samel. Neto afirma que Ricardo Nicolau estaria “se apropriando” com “fins eleitoreiros” do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes.

“É triste ver a caça de votos em cima da crise que a pandemia gerou. Querem se apropriar do Hospital de Campanha Municipal, que foi construído em uma escola da Prefeitura e ajudou a salvar tantas vidas. A iniciativa privada foi fundamental nesse processo, mas sem a participação maciça das nossas equipes, nada seria possível.”, afirmou o prefeito.

Em especial, Arthur lamentou a atitude do candidato Ricardo Nicolau (PSD), que segundo ele frequentou a UTI da unidade hospitalar durante todo o período crítico da pandemia, mesmo sem ser médico. E de acordo com o prefeito, apenas para hoje usar os registros de suas visitas como um instrumento de promoção, criticando as medidas da prefeitura, que tornaram o hospital em uma possibilidade real.

Arthur faz questão de lembrar em seu pronunciamento que o Hospital foi levantado e posto para funcionar graças a uma parceria público-privada, que envolve entre outras instituições, a Prefeitura de Manaus, o grupo Samel e o Instituto Transire, e após cumprida sua missão foi desativado.

Esta não é a primeira polêmica envolvendo Arthur Neto, Prefeitura de Manaus, a Samel e o HCM Gilberto Novaes. Ainda durante o pico da pandemia de novo coronavírus, em junho, a Samel quis emprestar os equipamentos do hospital para o Estado de Roraima, e por questões de protocolo resultou em impasse junto a Prefeitura de Manaus.

No último dia 20 de outubro, Ricardo Nicolau também foi proibido por decisão da juíza Sanã Nogueira Almendros de Oliveira, coordenadora da Propaganda Eleitoral de citar o nome do HCM Gilberto Novaes em seus atos de campanha, sem que mencione a parceria com a Prefeitura de Manaus.

A juíza acatou as alegações da coligação “Trabalho bom merece continuar”, encabeçada pelo candidato Alfredo Nascimento (PL), de tratar-se de propaganda irregular em virtude de divulgação de fato inverídico, uma vez que a Prefeitura de Manaus, juntamente com outras empresas, teve responsabilidade direta na montagem da estrutura.

Veja o desabafo do atual prefeito: