Pular para o conteúdo

Deputado Pablo celebra o dia do índio, enquanto tenta liberar a exploração de suas terras

O deputado federal bolsonarista Delegado Pablo, mostrou uma certa indecisão quando usou suas redes sociais no último dia 19, Dia do Índio, para homenagear os povos tradicionais brasileiros.

Em um post no facebook, Pablo afirmou que os indígenas estão “na cultura, na história e, principalmente, no sangue do Brasil”.

O deputado é um dos principais nomes da incessante busca pela exploração de garimpo em terras indígenas, além de sempre tentar a legalização da atividade no Amazonas, mesmo que isso destrua a floresta, envenene os rios e mate os povos indígenas.

Em 2019, seu primeiro ano no Congresso, delegado Pablo se juntou à bancada ruralista na Frente em “Defesa” da Amazônia, cujo principal objetivo é liberar o mineração em áreas de conservação ambiental.

Em março de 2022, o deputado foi um dos votos favoráveis ao requerimento para tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 191/20, cujo foco também é a mineração em terras indígenas.

Inúmeras são as lideranças indígenas contrárias ao tema e dia após dia são denunciados esquemas ilegais de garimpo na Amazônia, cujas consequências catastróficas atingem imediatamente a natureza e as populações ancestrais que habitam esse território.

Em ano de eleição, o marketing obriga políticos a “mudar” sua opinião de forma a atender suas necessidades de voltar ao Congresso.