Pular para o conteúdo

Em depoimento, ex-gerente da Susam implica governador do Amazonas

A ex-gerente de compras da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) Alcineide Figueiredo Pinheiro, declarou em depoimento à Polícia Federal (PF) que a compra superfaturada de 28 ventiladores pulmonares inadequados foi articulada diretamente pelo governador Wilson Lima (PSC), que indicou ‘Alencar’ como operador da negociação.

O depoimento acrescenta que Alencar “compraria” os respiradores para o estado pagá-lo posteriormente. “Que como a Susam não tinha meios de comprar à vista, Alencar compraria os respiradores ou ventiladores para o estado; que posteriormente o estado deveria pagá-lo; que não foi esclarecida a forma de pagamento por parte do estado; que Alencar estaria oferecendo sua ajuda a pedido do governador”, diz a ex-gerente.

Alcineide declarou à PF que durante as tratativas da compra, suspeitou do esquema e verificou que os respiradores não serviam para entubar pacientes com Covid-19 em UTIs. Ela afirmou ter alertado os secretários, e que recebeu a orientação de continuar o negócio porque era uma ordem do governador.