Pular para o conteúdo

MPE apresenta denúncia contra o prefeito de Urucurituba por apresentar documentação falsa nas eleições em 2020

O Ministério Público Eleitoral (MPE), denunciou ao Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), o prefeito de Urucurituba José Claudenor de Castro Pontes, conhecido como “Sabugo”, por apresentar documentação falsa durante campanha eleitoral em 2020.

De acordo com a denúncia apresentada pelo promotor eleitoral Kleyson Nascimento Barroso, Sabugo declarou à justiça eleitoral apenas R$ 10 mil em conta-corrente e R$ 5 mil em espécie como seus bens existentes daquele ano.

Mais tarde por meio das redes sociais, o prefeito afirmou ser proprietário de uma granja, um hotel e um terreno em Urucurituba – fatos esses confirmados por ele mesmo à Polícia Federal durante uma investigação de fraude em licitação que aparece o nome de Sabugo como operador do esquema.

Sabugo agora afirma que os bens citados nas redes sociais são “herança de seus pais” e que estão registrados em nome da empresa Maria do Socorro de Castro Pontes, de CNPJ 02.532.073/0001-50. No entanto, o estabelecimento Júlia Hotel não está inscrito no nome de ninguém e nem consta valor de investimento, ficando apenas o nome fantasia: J C DE CASTRO PONTES.

A granja Vovó Júlia, está registrada no nome da irmã do prefeito Sabugo Maria Cláudia de Castro Pontes. Em junho de 2021, o prefeito Sabugo visitou a Granja Vovó Júlia, que presta serviços para a prefeitura de Urucurituba em aparente direcionamento de licitação por parte da prefeitura, e compartilhou sua visita em suas redes sociais.

Segundo José Claudenor de Castro Pontes, a fundação da Granja Vovó Júlia, do Júlia Hotel e do terreno, que foi alugado para a operadora Claro – a qual instalou uma antena no local, conseguia “ajudar muita gente” e ainda fazer crescer os seus empreendimentos.

Agora o MPE pede a imediata cassação do prefeito de Urucurituba José Claudenor de Castro Pontes, por omitir seu patrimônio durante as eleições municipais de 2020, e usa essas empresas em benefício próprio com direcionamento de licitações provenientes da prefeitura de Urucurituba.