Pular para o conteúdo

Presidente da Câmara vai recorrer da decisão que derrubou a Lei que proíbe instalação dos novos contadores

Após o juiz Ricardo Sales, da 3ª vara da Justiça Federal, derrubar a Lei Municipal 3.024 de autoria do vereador Caio André, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), disse que vai recorrer da decisão.

O parlamentar observou que a decisão tem caráter liminar e não julga o mérito, mas “permite que a empresa possa continuar instalando os medidores”. Ele informou que a ação judicial será formulada pela Procuradoria da CMM.

O vereador Caio André contestou o argumento acatado pelo magistrado, de que a mobilização contra os medidores seria uma tentativa de enfraquecer a fiscalização contra as instalações irregulares de energia elétrica, os chamados “gatos”.

“Devemos ser partidários do combate ao furto de energia. Não somos a favor do desvio”, enfatizou Caio André.

A Casa Legislativa que deve entrar no processo como terceira interessada, visto que a lei que proíbe a instalação dos aparelhos, aprovada pelo prefeito David Almeida (Avante), surgiu de um anseio popular com apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

“Quantas vezes a empresa se deslocou até os bairros e enfrentou resistência dos moradores. As pessoas não sentem segurança com os medidores aéreos, nem acreditam na eficácia deles. E esses aparelhos trazem uma poluição visual muito clara para quem transita nos locais onde foram instalados, além de insegurança na questão elétrica. É um emaranhado de fios que pode pegar fogo”, argumentou Caio André.