Pular para o conteúdo

Vereador Diego Afonso é intimado pelo TRE-AM a esclarecer inconsistências em suas prestações de contas das eleições 2022

Por inconsistências nas prestações de contas referentes a campanha eleitoral de 2022, onde disputou o cargo de deputado federal, o vereador Diego Afonso foi intimado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), segundo o Diário Oficial da Justiça Eleitoral do Amazonas desta quinta-feira (19).

De acordo com um relatório técnico do TRE-AM, as prestações de contas apresentaram diversas inconsistências o que resultou na intimação do vereador Diego Afonso, que mesmo apresentando justificativas, deve responder por essas possíveis irregularidades.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, foram constatadas inconsistências que não foram objeto de análise, tais como locação de veículos e de imóvel, cujos documentos não comprovam a propriedade dos respectivos locadores sobre os bens locados.

Em relação ao imóvel, o parlamentar deve justificar a contratação, tendo em vista que este não foi relacionado no registro de candidatura como comitê de campanha.

O relatório também informa que Diego Afonso alugou computadores para usar na campanha eleitoral e que o montante pago pela locação, segundo o órgão de controle, “supera, em muitas vezes, o valor patrimonial dos próprios equipamentos, notadamente por se tratar de computadores antigos”.

Ainda segundo a Corte Eleitoral, também não foi juntado o documento fiscal idôneo correspondente à despesa realizada com a empresa W L CHAVES ME (locação de espaço), nem justificada a pertinência da despesa com a campanha.

O documento descreve uma lista de irregularidades cometidas durante a campanha de 2022 que, somadas, chegam ao montante de R$ 127 mil de recursos públicos gastos.